segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

'La Chouffe'

A primeira que vou falar é a 'La Chouffe', produzida pela cervejaria Chouffe/Trois Fourquets, uma das mais bem sucedidas cervejarias da nova geração Belga, com diversos seguidores ao redor do mundo.
Fundada em 1982 como hobby pelos cunhados Pierre Gobron e Chris Bauweraerts com capacidade inicial de 250 litros/mes, praticamente como todo cervejeiro caseiro começa, a cervejaria só ficou seria dois anos mais tarde quando Pierre abandonou seu emprego de Engenheiro de Alimentos em uma fabrica de sorvetes para dedicar 100% de seu tempo ao negocio.
O nome da cervejaria vem da pequena cidade de Achouffe na província de Luxembourg na Bélgica. E lá em uma pequena fazenda com a ajuda do simpático gnomo Chouffe (símbolo da cervejaria) que esse liquido sagrado é produzido.
Hoje a cervejaria faz parte do portfolio da cervejaria Duvel Moortgat, mas não quer dizer que eles tenham alterado a formula como acontece aqui no Brasil.
A cervejaria produz dois produtos principais e mais alguns sazonais, como disse provei a 'La Chouffe', uma 'Blond Ale', apresentada em garrafa de 750ml estilo champagne porem vedada com tampinha metálica (Da mesma forma que a Cervejaria Schmitt esta fazendo).
Uma cerveja bem cítrica e muito aromática, com notas de Laranja, limão e mel. De coloração amarelo pálida, possui carbonatação intensa lembrando um champagne. O mesmo se diz da espuma é intensa e persistente, com 8%ABV, muito bem disfarçado, essa cerveja é leve, suave, fácil de beber. Ótima para acompanhar sobremesas.

A segunda cerveja que me fez retornar o blog foi a 'Urthel Hop-It', essa foi uma grata surpresa, pois o primeiro contato com os produtos da 'Urthel' não foi dos melhores, na época degustei a 'Urthel Samaranth', quando era importada em pequenas quantidades (Hoje ela é importada pela Bier Und Wien) mas ela não me caiu bem, preciso repetir a degustação.
A cervejaria 'Urthel' é de propriedade do casal Hildegard e Bas van Ostaden, e teve inicio em 2000. Hildegard é a mestre cervejeira, enquanto Bas é o artista da marca, e 'empresta' seus personagens Erthels aos rótulos e materiais promocionais. Os Erthels, são gnomos de 40 cm de e foram criados por Bas antes da idéia da cervejaria nascer, e ilustravam os contos de fadas criados por ele.
A cerveja ate pouco tempo era produzida na Bélgica, mas com o aumento da produção foi fechada uma parceria com a cervejaria Konigshoeven, onde fica o monastério trapista responsável pela produção das La Trappe, e essa não foi uma escolha qualquer, Koninshoeven foi o lugar onde Hildegard iniciou sua carreira.
Mas, voltando a 'Urthel Hop-It' ela é a versão belga das IPAs americanas, ou seja, uma cerveja onde o lúpulo é a estrela principal.
De aparência dourada com espuma densa e duradoura, essa IPA é potente com seus 9.5%ABV, surpreende com o ótimo aroma floral. Na boca nem preciso dizer que o lúpulo se destaca mas, é bem equilibrado, na medida certa, seguido do ótimo sabor adocicado proveniente dos maltes, uma verdadeira IPA com toque Belga. Uma ótima pedida para quem é louco por lúpulo, assim como eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário