sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

AMARULA


AMARULA

Ele pode ser consumido puro, com gelo ou misturado com outros ingredientes, como por exemplo, café e até sorvetes. Cremoso e com gosto exótico, seu sabor exala o mais puro espírito selvagem da África. O licor cremoso AMARULA é puro feitiço. Tão singelo como os mitos e lendas que lhe deram origem.

A história
A história começou no mês de outubro de 1983 quando um sofisticado licor, destilado da exótica fruta de uma árvore da África subequatorial chamada maruleira (Sclerocarrya birrea), resultou em uma bebida clara, estável, rica e macia, foi introduzido no mercado da África do Sul pela empresa Distillers Corporation, fundada por Anton Rupert. A colheita da fruta era feita nos meses de fevereiro e março, suas sementes eram totalmente removidas, a polpa da fruta passava por um processo de fermentação, semelhante ao da fabricação de vinhos e, em seguida, por uma destilação em alambiques de cobre e depois envelhecia por dois anos em barris de carvalho. A árvore maruleira, um verdadeiro tesouro botânico do continente africano, é conhecida como “Elephant Tree”, chamada assim pela predileção dos animais por essa fruta, o que explica o elefante no rótulo da garrafa do produto. Inicialmente extremamente limitado ao mercado da África do Sul e sem muito apelo comercial, somente em setembro de 1989 a linha de produtos foi aumentada com o lançamento de uma nova versão da bebida baseada em creme de leite, oAMARULA CREAM. O sucesso do produto foi tão galopante, que pouco depois a empresa descontinuou a primeira versão do AMARULA.


Dois anos depois a empresa já estava exportando o produto para atender a uma demanda crescente em diversos mercados, tais como o Brasil, Canadá, Alemanha e Reino Unido, e mais recentemente os Estados Unidos. E não demorou muito para o AMARULA ser considerado um dos melhores licores do mundo por respeitáveis associações. O produto cresceu rapidamente e se tornou um grande sucesso no mundo inteiro, pois podia ser consumido puro, “on-the-rocks” (pedras de gelo) ou com gelo moído, ou ainda como ingrediente em coquetéis, para dar um toque especial ao café, e mesmo no preparo de sobremesas. Ou seja: a grande versatilidade do produto permitia criações incríveis, tanto no bar como na cozinha. Em 2010, durante a realização da Copa do Mundo de futebol, a marca criou uma versão especial da sua embalagem para o torneio: a garrafa ganhou uma cor mais escura e o elefante do rótulo foi substituído por uma taça da Copa do Mundo. Em pouco mais de duas décadas no mercado, o AMARULA se tornou um dos principais ícones da África do Sul.


Lendas e folcloresOs animais que mais apreciam a pequena fruta oval com sua polpa ao redor de um caroço grande e muito duro, são os magníficos elefantes africanos, que chegam em manadas ou sozinhos e balançam as árvores para que as frutas caiam. Quando a fruta cai no chão, ela começa a fermentar, fornecendo um sabor doce - e um conteúdo levemente alcoólico. Mesmo os animais da savana farão qualquer coisa para comer a fruta.


A relação com os elefantesA marca AMARULA está envolvida no projeto de pesquisa Amarula Elephant Research Programme conduzido pela Universidade de Kwa-Zulu Natal em Durban, África do Sul. Nada personifica o Espírito da África - a essência do AMARULA - tanto quanto o elefante africano. Símbolo duradouro, este gigante majestoso da savana africana evoca imagens eternas de uma vida selvagem não influenciada pela modernização e industrialização. Com uma forte associação da marca ao elefante africano, o AMARULA está intimamente associado a este animal por meio do rótulo de sua garrafa, de sua essência e pela fruta Marula, tão saboreada pelo elefante e base deste licor cremoso.


Local único
Amarula Lapa situada na província de Limpopo, cidade de Phalaborwa, África do Sul, é o local ideal para experimentar o gosto natural do licor AMARULA CREAM. Localizada no bushveld (savana) fora dos limites da cidade, o local está próxima à fabrica onde o delicioso licor é produzido. A Lapa é projetada em estilo rústico, africano, saudando e recebendo o visitante no bushveld africano com um estilo sem precedentes no setor de licores da África do Sul. O local permite que o visitante experimente o bushveld africano ao mesmo tempo em que aprecia o licor no local de seu nascimento. Equipada para servir grupos de excursão de até 70 pessoas, a Lapa é a parada ideal na rota para o Parque Nacional Kruger, uma das principais atrações turísticas da África do Sul. Conferências, reuniões, lançamentos e eventos sociais podem ser conduzidos no local. As instalações de serviços de refeições são do mais alto padrão, enquanto uma visita à loja AMARULA local permite comprar lembranças da principal bebida da África do Sul.


A evolução visualO logotipo da marca passou por pequenas modificações ao longo dos anos, adquirindo um visual mais contemporâneo.


Dados corporativos● Origem: África do Sul● Lançamento: 1989● Criador: Distillers Corporation● Sede mundial: Província de Limpopo, África do Sul● Proprietário da marca: Distell Group● Capital aberto: Não
● CEO: Jan Scannell● Presença global: 140 países
● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 4.200 (Distell Group)
● Segmento: Bebidas alcoólicas● Principais produtos: Licores cremosos
● Principais concorrentes: Baileys, Carolans, Kahlúa e Sangster’s● Ícones: Os elefantes e a cremosidade do licor● Slogan: The Spirit of África.● Website: www.amarula.com

A marca no mundoO AMARULA é o segundo em vendas mundiais no segmento de licores cremosos, estando presente em mais de 140 países ao redor do mundo. Líder em sua categoria em muitos países, especialmente no Brasil, Alemanha, Canadá e Angola, o AMARULA foi eleito por 3 vezes consecutivas como o melhor licor do mundo pela “The International Wine & Spirit Competition”.

Você sabia? O licor AMARULA ficou conhecido pelo slogan “The Spirit of África”.
 O mixologista oficial do licor AMARULA, Pablo Moya, todos os anos prepara um variado cardápio de coquetéis para cada temporada.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

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