sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

CÎROC VODKA

CÎROC VODKA

Poderia uma vodca feita de uvas francesas fazer sucesso em um segmento dominado por marcas russas e polonesas? Não somente poderia como foi o que aconteceu com a marca francesa CÎROC, que se tornou um dos maiores casos de sucesso nesse setor presença constante nos ambientes mais badalados e descolados do mundo. O fato de ser feita de uva e, sobretudo, na França, país-ícone do luxo, já confere à CÎROC uma elegância, complementada também por sua garrafa, que lembra os frascos criados por perfumistas.
-
A história
Jean-Sébastien Robicquet, enólogo francês da região de Bordeaux, tinha tudo para ser um bom produtor de vinho ou, no mínimo, de conhaque. Isso porque a história de sua família está intimamente ligada à produção dessas duas bebidas há mais de 400 anos. Mas esse não foi o caminho trilhado pelo empresário. Ele subverteu todas as regras do clã e optou por dar um toque de modernidade no tradicional negócio familiar, ao aproveitar as uvas cultivadas no terroir localizado na pequena cidade de Gaillac para produzir vodca, uma bebida tradicionalmente destilada de grãos e batatas. Para tanto, o francês misturou técnicas desenvolvidas por monges beneditinos no século 10 com tecnologia de ponta.
-
-
O resultado atende pelo nome de CÎROC (palavra originada da combinação de cîme, cume em francês, e roche, rocha) uma clara alusão a Gaillac, região onde são produzidas uvas nas mais altas altitudes e os mais nobres vinhos franceses. Seu princípio é o de um vinho destilado. Cada 10 quilos de uva rendem 4,5 litros de vinho que, destilados por cinco vezes (enquanto o conhaque, apenas duas) e fermentados a frio, entre 16ºC e 18ºC, diferentemente das outras vodcas, garantem um litro da bebida. As cepas utilizadas são a Ugni Blanc (95%) e a Mauzac Blanc (5%) das proximidades de Gaillac e Cognac, sudoeste da França, e cultivadas a 300 metros de altitude. Essa combinação única e o fato de serem colhidas de madrugada, quando as temperaturas são mais baixas, foram descobertas de Robicquet, que passou dois anos fazendo pesquisas.
-
-A CÎROC começou a nascer em 2001 quando ele fundou a Euro Wine Gate, empresa especializada na criação, inovação e distribuição de vinhos e destilados contemporâneos, e teve a idéia de explorar a uva de outras formas. Primeiro veio uma tequila, que chamou a atenção da Diageo, gigante inglesa do setor de bebidas alcoólicas. Pouco depois, em 2003, foi a vez da CÎROC, lançada primeiramente no mercado americano em parceria com a Diageo. A vodca rapidamente se tornou um verdadeiro “hit” entre uma clientela urbana que freqüentava casas noturnas descoladas em cidades como Miami e Atlanta.
-
-O principal marketing da bebida inicialmente foi sua composição à base de uvas. Pode parecer estranho, mas, a rigor, segundo a legislação da Comunidade Européia, vodca é um destilado feito a partir de qualquer produto de origem agrícola. Atrelar a marca ao da mixologia molecular, tendência recente que elabora drinques alterando as texturas dos ingredientes, foi outra tática adotada pela empresa para fazer da CÎROC sinônimo de bebida “descolada”. A CÎROC chegou ao Brasil em 2005 e rapidamente seu consumo se tornou um hábito em restaurantes e casas noturnas mais badaladas e exclusivas do país. Para se ter idéia, a boate Pink Elephant, reduto dos bem-nascidos de São Paulo, vende sozinha cerca de mil garrafas por mês.
-
-
Pouco depois, em 2007, o polêmico rapper americano Sean Combs passou a ser o embaixador e garoto-propaganda da marca. Em 2008, o produto ganhou uma “roupa nova” para enfrentar as altas temperaturas. Tratava-se da nova embalagem especial produzida para manter a bebida gelada por até quatro horas. O cooler era feito em aço inox e tinha um revestimento interno de neoprene, material ideal para manter a temperatura. Em poucos anos no mercado sua história tornou-se emblemática no mundo das bebidas. Afinal, em um segmento no qual a tradição é fundamental, a CÎROC, praticamente uma novata, já conquistou uma legião de fãs em mais de 40 países. O segredo? Além do produto, a marca conta com a experiência da Diageo para fazer seu marketing e distribuição seletiva.
-
-
Dados corporativos● Origem: França● Lançamento: 2003
● Criador:
Jean-Sébastien Robicquet● Sede mundial: Cognac, França● Proprietário da marca: Diageo plc
● Capital aberto:
Não● Chairman: Franz Humer
● CEO:
Paul Walsh● Faturamento: Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado● Presença global: + 40 países● Presença no Brasil: Sim● Maiores mercados: Estados Unidos, Índia e Brasil● Segmento: Bebidas alcoólicas● Principais produtos: Vodcas
● Slogan: The art of Luxury.
● Website:
www.cirocvodka.com
-
A marca no mundoA CÎROC é comercializada nos ambientes mais badalados e urbanos do mundo, estando disponível em mais de 40 países, tendo como seus maiores mercados os Estados Unidos, a Índia e o Brasil.
-
Você sabia? A figura do galo gravada na garrafa de CÎROC, é um símbolo típico da região de Gaillac, na França, e que representa a cultura e a herança do cultivo da uva nesta região.
-
-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Time e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Nenhum comentário:

Postar um comentário