sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

43 LICOR

28.7.06

43 LICOR


Uma fórmula secreta e milenar. 43 ingredientes naturais e uma elaboração quase artesanal. Um buquê único e inconfundível. Um sabor delicado. O tradicional Licor 43, um dos maiores símbolos espanhóis no exterior no segmento de bebidas alcoólicas, devido a sua secreta receita torna-se perfeito para ser consumido nas mais variadas e criativas combinações, desde puro com gelo até adicionado ao seu destilado favorito ou como ingredientes de drinques.

A história
Desde tempos remotos, antes da conquista da antiga Espanha em 209 a.c., existia a tradição de produzir licores derivados de frutas cítricas e plantas aromáticas na mística Nova Cartagena, área ao redor da atual cidade de Cartagena. Os conquistadores chamavam essa poção de “Liqvor Mirabilis”, que logo começou a ser exportada para Roma. Mas, por ser considerado pelos conquistadores romanos como uma bebida proibida pelo seu delicioso e exótico sabor, desconfiados de sua secreta receita feita a base de frutas cítricas e ervas aromáticas indígenas, com efeitos digestivos e excitantes, eles ordenaram a total destruição de seu estoque e mecanismos de produção. Apesar disso, esta tradicional receita foi passada de geração em geração. A história recente desse tradicional licor começou com a descoberta, depois de 30 anos de experimentos e inúmeras tentativas, pela pequena destilaria Diego Zamora S.A., fundada pelos irmãos Diego e Ángel Zamora Consea, além de seu cunhado Emilio Restoy Godoy, em encontrar um método secreto de refinar o primitivo licor para torná-lo mais suave e delicioso, por meio da adição de ingredientes especiais e obtenção de maior precisão na mistura.


O resultado foi o surgimento, em 1924, do Licor 43 (também chamado de Cuarenta y Tres), fabricado artesanalmente e composto por 43 ingredientes (daí a origem do nome da marca) de primeiríssima qualidade, incluindo frutos mediterrâneos como o limão, baunilha, além de ervas e especiarias. Desde o primeiro momento, a nova bebida se posicionou no mercado com campanhas direcionadas ao público jovem, acostumados a provar coisas novas e desafiadoras. Rapidamente o novo e saboroso licor conquistou os paladares dos moradores da região, e, nos anos seguintes, começou a ser comercializado em outras regiões da Espanha. Na década de 50 o licor 43, com sua exuberante cor dourada, já era famoso e popular em todo Península Ibérica.


Somente na década seguinte o licor espanhol começou a ser exportado para outros países do mundo, se tornando rapidamente um ícone em seu segmento. Nas duas décadas seguintes, o processo de internacionalização da marca e o crescimento foram decisivos. A imagem da marca foi fortalecida, o consumo aumentou em virtude da grande versatilidade do licor (poderia ser consumido puro, em coquetéis e até mesmo para fazer doces) e as vendas também aumentaram, tanto dentro como fora da Espanha. O drinque mais famoso, e um dos responsáveis pela enorme popularidade do licor no mundo, atende pelo nome de IBIZA 43 (refrescante combinação com suco de abacaxi e gelo), hoje consumido nos bares mais badalados do planeta. Recentemente a marca espanhola foi estendida a outros segmentos, como por exemplo, chocolates, onde através de uma licença para uma empresa mexicana, foram introduzidos no mercado chocolates recheados com o tradicional licor espanhol.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos, adquirindo uma imagem mais sofisticada e sólida.


Os slogans
The Spanish Smooth Temptation.
Unbelievably Smooth.
Tasting is Believing.
A tono con todo.


Dados corporativos
● Origem: Espanha
● Lançamento: 1924
● Criador: Diego e Ángel Zamora Consea e Emilio Restoy Godoy
● Sede mundial: Cartagena, Espanha
● Proprietário da marca: Diego Zamora S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Emilio Restoy Zamora
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 65 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Espanha, Alemanha, Holanda e Estados Unidos
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Licores
● Concorrentes diretos: Cointreau, Grand Marnier e Frangelico
● Slogan: The Spanish Smooth Temptation.
● Website: www.licor43.com

A marca no mundo
O Licor 43, o mais popular da Espanha, é hoje comercializado em mais de 65 países ao redor do mundo, sendo extremamente popular no continente europeu e grande sensação nas famosas e animadas festas de Ibiza. Em 2011 o tradicional licor vendeu mais de 500.000 caixas (4.2 milhões de litros) no mundo todo, 75% deste volume no exterior. Os maiores mercados da marca são Espanha, Alemanha e Holanda.

Você sabia?
Em alguns países o Licor 43 possui mais de 80% de participação de mercado em seu segmento.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

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