segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Eisenbahn Lust

Eisenbahn Lust

Como prometido no ‘post’ anterior’ vou falar sobre a 'Eisenbahn Lust'. Essa cerveja é o que podemos chamar de ‘evolução da cerveja nacional’. Só o seu processo de fabricação (único no Brasil) é um show à parte. A 'Lust' é a primeira cerveja do Brasil feita com o método 'Champenoise', tradicional processo de produção dos champagnes franceses. A 'Lust' passa por diversas etapas na sua fabricação, que são:
Primeiro, é feita pelo processo normal de produção de cervejas na fabrica da 'Eisenbahn', sua base é a 'Strong Golden Ale' que depois da fermentação e maturação normal dentro da cervejaria, é enviada para uma vinícola (vinícola San Michele), onde é envasada nas garrafas de espumante, com a adição de açúcar e leveduras próprios para fabricação de espumantes. Durante um mês, o líquido fica fermentando dentro da garrafa. Em seguida, a bebida fica em repouso por mais um mês. A garrafa é, então, colocada no 'Pupitre' (suporte de madeira onde elas são apoiadas pelo bico). É aí que começa o processo 'Champenoise', que é divido em duas partes.
A primeira é chamada de 'Remuage'. Durante um mês, duas vezes por dia um funcionário gira as garrafas em 45° graus e vai aos poucos as inclinando até ficarem de cabeça pra baixo. Com isso, a levedura e a borra se depositam no bico da garrafa.
O bico é congelado e a garrafa é aberta. A alta pressão interna decorrente da fermentação expulsa a borra e a levedura, deixando a bebida límpida e brilhante. É o que se chama 'Dégorgement'.
Para finalizar, a rolha de cortiça e o rótulo são colocados. A ‘Lust’ por fim está pronta para o consumo. Ao todo a cerveja leva quatro meses para ficar pronta, dês da fabricação da cerveja 'base' até resultado final.
E o resultado final é algo surpreendente, possui 11,5%ABV de teor alcoólico, mas o álcool não se sobressaí. De coloração dourada, limpa e brilhante. Apresenta corpo intenso, espuma consistente e cremosa, perlage fino e persistente. Seu aroma é bem frutado, cítrico por sinal (lembrando abacaxi, laranja) e nozes. Paladar complexo, refrescante, uma explosão de sabores, bem frutado, com passagens pelo lúpulo e malte e um leve toque adocicado. Uma experiência única para aqueles que apreciam uma cerveja realmente especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário