segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

STELLA ARTOIS

STELLA ARTOIS


Se existe no mundo uma marca cultuada e idolatrada por seus seguidores, ou melhor, fiéis consumidores, essa marca é a cerveja belga STELLA ARTOIS. A transformação do produto em objeto de desejo é extremamente incisiva. A cerveja vira um prazer incomensurável, um líquido sagrado que você não vende, não dá para ninguém e faz o impossível para conseguir somente um golinho. Quem bebe STELLA ARTOIS se orgulha disso e acha o máximo que sua cerveja seja pretensiosamente um objeto de desejo. Como dizia seu tradicional slogan “Reassuringly Expensive”.

A história
A premiada e cobiçada cerveja belga tem suas origens em uma tradicional cervejaria belga, chamada Den Hoorn, que data do longínquo ano de 1366, uma das mais antigas do mundo. A qualidade da cerveja produzida na pequena cervejaria, localizada na cidade de Leuven no interior da Bélgica, ganhou fama e se espalhou pelo país. A cidade cresceu em importância quando, em 1425, recebeu uma universidade, tornado-se ponto de encontro de célebres e estudantes, que acabou patrocinando a cervejaria. Logo os estudantes passaram a trabalhar em pesquisas para aprimorar a produção da tal cerveja. Até hoje os laboratórios da Universidade de Leuven são utilizados para garantir a qualidade de muitas cervejas belgas.


A cervejaria Den Hoorn, porém, só passou a se chamar Cervejaria Artois no início do século XVIII, após ser comprada pelo mestre cervejeiro Sebastian Artois em 1717. A marca STELLA ARTOIS surgiu somente no ano de 1926, quando para celebrar o natal, a cervejaria decidiu lançar uma edição limitada e especial da cerveja Artois, mais clara que as demais, ao qual foi dado o nome de Stella (estrela em latim), um dos símbolos natalinos. Rapidamente a marca se tornou conhecida, e de edição limitada passou a ser produzida regularmente. O seu sabor marcante conquistou os paladares mais requintados e STELLA ARTOIS tornou-se a cerveja símbolo da Bélgica.


Na década de 30 começou a ser exportada para outros países europeus. Em 1960, 100 milhões de litros de STELLA ARTOIS estava sendo produzido anualmente, comprovando o enorme sucesso da cerveja. Ao longo do tempo usou o marketing para se expandir pelo mundo, como por exemplo, em 1981 quando foi criado pela agência Lowe de Londres o famoso e surreal slogan “Reassuringly expensive” (algo como “Felizmente Cara”) demonstrando que para se beber a cerveja não havia valor a ser pago. Na década de 90, a produção da STELLA ARTOIS estourou, crescendo em uma velocidade incrível, fazendo com que a cerveja atingisse o posto de terceira mais vendida da Inglaterra, um tradicional mercado consumidor.


Em 2005, a cultuada cerveja finalmente desembarcou no Brasil com o slogan “Stella Artois, um valor inestimável”, salientando, como em outros países, que o preço mais elevado se justifica pela qualidade do produto. A cerveja, que passou a integrar o portfólio da Ambev após a fusão com a belga Interbrew, foi lançada primeiramente na versão chope em bares e restaurantes de São Paulo, e depois na versão de garrafa long neck. Para viabilizar a produção da cerveja no Brasil, um mestre-cervejeiro passou cerca de seis meses entre São Paulo e Leuven, na Bélgica, estudando sua receita, seu processo especial de fabricação, além de todo o ritual que envolve o prazer de degustar uma autêntica STELLA ARTOIS.


Mais recentemente, em 2008, a tradicional marca, que para muitos cometeu uma heresia ao modificar sua fórmula, lançou no mercado uma nova versão mais fraca (apenas 4% de graduação alcoólica) chamada STELLA ARTOIS LÉGÈRE no Canadá e STELLA ARTOIS 4% na Inglaterra, onde a nova cerveja foi introduzida inicialmente. Em 2010, a marca apresentou como edição especial a STELLA ARTOIS BLACK, uma cerveja mais escura que a tradicional, que leva o lúpulo tcheco Saaz em sua composição. Seu teor alcoólico é de 4,9% e seu tempo de maturação é maior que o da STELLA ARTOIS tradicional. Ainda este ano, a marca lançou um aplicativo para iPhone denominado Le Bar Guide, um guia que permite aos usuários procurarem, pelo CEP ou país, o bar mais próximo que venda a cobiçada cerveja belga. Entre as funções oferecidas no aplicativo está o “Le Taxi”, que oferece telefones de pontos ou empresas de táxi. Além disso, o aplicativo permite que o usuário avalie o estabelecimento com notas. Outra função é a ferramenta de realidade aumentada que levará o usuário ao bar mais próximo. Em 2011 a STELLA ARTOIS estendeu sua marca para outra categoria de produto ao introduzir no Reino Unido a STELLA ARTOIS CIDRE, uma cidra forte de sabor refrescante.


As embalagens
A cerveja STELLA ARTOIS poder ser encontrada em garrafas de 250ml, 275ml (a tradicional long neck), 284ml, 330ml (feita em alumínio), 660ml, 750ml (edição especial de final de ano em formato de garrafa de champanhe e fechada com rolha) e 975ml (lançada em 2008 no Brasil); em latas de 568ml (conhecida como “La Grande Biere”), 440ml, 269ml e 50ml; em barril de 5 litros; além da versão chope.


O cálice sagrado
O tradicional cálice (200 ml) é a “embalagem” ideal e um dos símbolos da marca belga. Faz parte de todo o ritual da STELLA ARTOIS. É importado da Bélgica para garantir todos os seus atributos de sofisticação. A base em estilo Luis XV tem em alto relevo uma rosa e uma adaga, símbolos que remetem às origens da cervejaria na época medieval. Na borda, o dourado dá o toque final de requinte no vidro. Seu formato permite melhor apreciação da espuma, da cor e do sabor da STELLA ARTOIS.


O ritual
Servir um chope STELLA ARTOIS exige muito mais que apenas habilidade. Exige seguir rigorosamente regras de um ritual sagrado:
O Cálice: foi criado para garantir a qualidade de STELLA ARTOIS em todos os detalhes: sabor, cor, aroma e espuma. Representa o requinte e a tradição da marca em todo o mundo.
A Purificação: Limpe-o com detergente neutro e enxágue bem, deixando-o secar naturalmente antes de servir. O cálice deve estar livre de qualquer resíduo, inclusive de marca de dedos. Antes de receber o líquido, o cálice deve ser colocado em água gelada, para ficar na mesma temperatura do chope.
O Sacrifício: O primeiro jato da chopeira não deve ser servido para garantir que STELLA ARTOIS esteja fresca para o consumidor desde a primeira gota.
A Alquimia: Coloque STELLA ARTOIS dentro do cálice, segurando-o em um ângulo de 45°. Quando o chope atinge o cálice e começa a circular é criada a proporção ideal entre a espuma e líquido.
A Coroação: Um chope de qualidade de STELLA ARTOIS merece muito mais que um colarinho. Merece uma coroa, que é formada com o retorno do cálice para a posição vertical, quando este estiver com a metade do seu volume preenchido. A coroa evita que o líquido entre em contato com o ar, preservando seu sabor, aroma e temperatura.
A Reverência: O chopeiro deve fechar rapidamente a torneira e retirar o cálice, sem deixar que cair respingos. O líquido e o cálice jamais devem tocar a torneira. Isso garante o frescor da STELLA ARTOIS.
A Guilhotina: Nesta etapa, o chopeiro deve retirar o excesso de espuma. Para isto, deve usar espátula especial, inclinada num ângulo á 45°, passando-a sobre o cálice bem apoiado no balcão para retirar as bolhas maiores. Isso garante que a espuma dure mais tempo. Depois a espátula deve ser colocada nem outro copo, com água limpa.
A Regra Inviolável: É fundamental para garantir o sabor e o aroma STELLA ARTOIS. Além disto, ajuda a manter a sua temperatura. A altura ideal é de dois dedos: mais ou menos 3cm.
A Premiação: Vire a marca do cálice para o cliente, segurando pela base e com a logomarca voltada para o consumidor. Enquanto ele se delicia com a obra prima, deseje Saúde!


O campeonato
Outra ação inovadora da STELLA ARTOIS é o World Draught Masters, um tradicional campeonato de tirador de chope promovido pela marca em diversos países realizado desde 1997, e que já conta inclusive com uma edição no Brasil. A competição conta com um júri de seis especialistas de diferentes países. O objetivo é escolher o tirador de chope que segue todas as etapas do ritual de maneira perfeita. O campeão da disputa ganha uma viagem para o destino que escolher, em qualquer lugar do mundo, além de se tornar embaixador da marca por um ano. Para os segundo e terceiro lugares, o prêmio é uma viagem para qualquer lugar da Europa. A final do campeonato, que já aconteceu em cidades como Leuven e Nova York, em 2011 foi realizada em Buenos Aires, tendo como vencedora a indiana Nanda Nkumar Sethy.


Comunicação cultuada
A valorização e o culto pela marca são os princípios das campanhas publicitárias da cerveja STELLA ARTOIS. É só dar uma olhada nos últimos comerciais da marca para perceber como eles trabalham de maneira primorosa com esse conceito. Os comerciais criados e produzidos para a STELLA ARTOIS são típicos: sempre épicos, de 120 segundos e tratando a cerveja como um líquido sagrado, do qual não se pode desperdiçar nada. A agência de publicidade britânica Lowe criou inúmeros comerciais fantásticos utilizando sempre o mesmo conceito: ao consumi-la, o prazer não é somente em degustar a cerveja, mas em poder beber a marca STELLA ARTOIS. É a valorização e o culto de uma marca. São detalhes assim e uma comunicação fiel por vários anos que fazem dessa cerveja uma das mais cultuadas do mundo. A valorização da marca chega a tal ponto, que nem sequer o logotipo da cerveja é inserido em alguns anúncios. Essa pretensão é a grande mágica da coisa. É uma marca construída de forma tão integrada ao longo dos anos, que hoje eles podem ser pretensiosos e ainda sim permanecerem simpáticos com seu público alvo. Clique nos ícones abaixo para assistir à alguns comerciais da marca ou acesse nosso canal no Youtube para ver muitos outros clássicos da STELLA ARTOIS.

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