segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

PAULANER DUNKEL

PAULANER DUNKEL
Cerveja: PAULANER DUNKEL
Cervejaria: Paulaner Brauerei
Estilo: Dunkelweizen
Teor Alcoólico: 5,3%
Local de origem: Munique, Alemanha.
Degustada: 30/07/2011

A PAULANER DUNKEL é uma cerveja de trigo (weissbier), de alta fermentação (ale), porém do estilo Dunkelweizen, ou seja, cerveja de trigo escura que recebe adição de maltes de trigo torrados (escuros) e que possui fermento ativo na garrafa, por esse motivo pode ser chamada de hefe-weissbier.

A expressão hefe significa levedura (fermento) indicando que a cerveja não é filtrada ou se filtrada permitiu a passagem de fermento para a garrafa no momento de envase, garantindo uma refermentação na própria garrafa.

A PAULANER DUNKEL utiliza malte escuro de trigo, porém não deixa sabor residual tão marcante de caramelo ou qualquer outro sabor decorrente da torrefação, contrabalançando harmonicamente com o sabor frutado de banana e de cravo, aliás, predomínio total deste último sabor, característica marcante de uma boa cerveja de trigo.

Da mesma forma, o aroma destaca notas típicas de uma weissbier, gerando uma forte explosão aromática de cravo, sentida desde o servir até o último gole. Em entremeio ao aroma de cravo, percebe-se sutilmente alguns resquícios aromáticos frutados de banana madura. Em relação ao amargor, pode-se dizer que o mesmo, embora seja sentido, passa praticamente desapercebido.

A coloração desta maravilhosa cerveja, PAULANER DUNKEL, como podia se esperar, destaca a cor caramelo escuro (típico das cervejas Dunkel, devido a torrefação mais acentuada dos grãos), puxando a um castanho escuro, contando ainda com a turbidez característica das cervejas de trigo refermentadas na própria garrafa.

Essa cerveja possui corpo com média carbonatação, espuma de coloração branco-amarelada (se é que existe esse tipo de cor, hehehe...), de pouca duração, fato que chama a atenção, tendo em vista que geralmente as cervejas de trigo possuem espuma duradoura.

Copo ideal para apreciar a PAULANER DUNKEL: Weiss
Copo Weiss

Nenhum comentário:

Postar um comentário