quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

JOHNNIE WALKER

JOHNNIE WALKER


Uma garrafa quadrada. Rótulos coloridos. Um homem elegantemente vestido como logotipo. E uma frase inconfundível: Keep Walking. Todos esses ingredientes misturados com a excepcional qualidade de seus líquidos sagrados fizeram da JOHNNIE WALKER uma marca única em seu segmento e um símbolo que representa o uísque com toda alma da aristocracia.

A história
A JOHNNIE WALKER tem uma história de determinação que se estende por três gerações de uma família. Cada geração compartilhou da mesma paixão pela fabricação e destilação do uísque. John, mais conhecido como Johnnie, era filho do fazendeiro, Alexander Walker, que morreu em 1819, e o rapaz, então com 14 anos, considerado muito novo para continuar tocando a fazenda da família. Com a venda da fazenda, que rendeu exatamente £537.15, John abriu uma pequena mercearia em 1820 na cidade de Kilmarnock, localizada no oeste da Escócia, no condado de Ayrshire, investindo £417 no novo negócio. O pequeno estabelecimento comercializava chás, vinhos, bebidas e comidas secas, começando a desenvolver uma clientela de alta reputação. Enquanto isso, o mercado de uísque estava mudando no mundo inteiro. As destilarias, muitas delas ilícitas, começaram a se profissionalizar e ele enxergou uma grande oportunidade de ingressar nesse ramo de atividade, começando a destilar seu próprio uísque já em 1825, como uma maneira de oferecer a seus clientes um produto único e consistente.


Utilizando toda sua habilidade, iniciou a produção, vendendo o produto para seus clientes, que logo começaram a exigir um nome para o tal uísque. Foi neste momento que o uísque ganhou o nome de JOHNNIE WALKER. Em 1857, o filho de John, Alexander, assumiu os negócios da família com a morte de seu pai, e continuou desenvolvendo e expandindo a empresa. Pouco depois, em 1860, foi criada a tradicional garrafa quadrada da marca. Em um segmento que utilizava principalmente garrafas redondas, rapidamente o uísque se tornou mundialmente reconhecido: um design emblemático para um uísque emblemático. Nesta época seus uísques eram enviados de navio para várias partes do mundo, e através de um acordo de comissões os capitães se tornaram embaixadores da marca. Em 1865 surgiu o percussor do atual BLACK LABEL, chamado Walker Old Highland Whisky, mediante a combinação de aproximadamente 40 dos melhores maltes e uísques de grãos escoceses, envelhecidos por, no mínimo, 12 anos.


Pouco depois, em 1867, foi criado o tradicional rótulo inclinado, colocado na garrafa a um ângulo de precisamente 24º, muito parecido com o atual utilizado pelo uísque BLACK LABEL. Finalmente em 1876, ele conseguiu registrar como marca, o modelo da tradicional garrafa quadrada e as cores, preto e ouro, das escritas de seu rótulo. No ano seguinte foi a vez de registrar o tradicional rótulo inclinado. Em 1879 a destilaria ganhou sua primeira medalha por seus uísques, em uma competição internacional realizada em Sydney. Logo seus uísques ganhariam medalhas em Melbourne, Adelaide e Paris. Em 1880, a empresa abriu escritório na cidade Londres, por onde exportava seus produtos para o resto do mundo. Nesta época, onde poucas marcas eram distribuídas tão amplamente, a John Walker & Sons já havia estabelecido negócios em Sidney e Paris, além de agentes de distribuição na África do Sul, Estados Unidos e Índia.


Quando Alexander morreu em 1889, deixou o negócio para seus dois filhos, George e Alexander. Alexander ficou responsável pela produção dos uísques e George viajava o mundo estabelecendo uma rede de distribuição. Em 1893 eles compraram a tradicional destilaria Cardhu, garantindo assim o suprimento de maltes excepcionais e mantendo-os longe de seus principais concorrentes. Em 1906 os irmãos Walker já possuíam três uísques no mercado, cada um deles identificado por distintos rótulos coloridos: Old Highland Whisky (envelhecido 5 anos e identificado pelo rótulo branco), Special Old Highland (envelhecido 8 anos e identificado pelo rótulo vermelho) e o Extra Special Old Highland (envelhecido 12 anos e identificado pelo rótulo preto).


Pouco depois, em 1909, os irmãos deram novos nomes a seus uísques em reconhecimento ao hábito de seus clientes de identificá-los pelos rótulos coloridos: era o surgimento oficial do JOHNNIE WALKER RED LABEL e do JOHNNIE WALKER BLACK LABEL. E o resultado destes lançamentos não poderia ser melhor: RED LABEL tornou-se preferência mundial, uma distinção que mantém até hoje. Desenvolvido para um mercado de exportação que busca drinques longos e refrescantes, é a marca que construiu o império Walker e definiu o negócio de uísques. Em 1920, já era possível encontrar os uísques JOHHNIE WALKER em 120 países ao redor do mundo. Nesta década, a tradicional garrafa quadrada se tornou padrão para todos os uísques da destilaria. Em 1934, a destilaria recebeu a primeira Concessão Real, um sinal de excelência, qualidade e reconhecimento. Até hoje a JOHNNIE WALKER é fornecedora da Casa Real Britânica.


Nas décadas seguintes, investiu no setor de distribuição para popularizar ainda mais a marca e seus uísques pelo mundo; e, em 1970, ao comemorar 150 anos de história, criou um exclusivo estojo de presente que continha um raro blend e um sofisticado decantador de cristal, vendido ao preço de US$ 2.000. Em 1986 a JOHNNIE WALKER foi adquirida pela tradicional cervejaria irlandesa Guinness, que em 1997 se fundiria com a Grand Metropolitan para formar a britânica Diageo. No final desta década, para celebrar sua estreita relação com o golfe, foi criado o torneio JOHNNIE WALKER CLASSIC, que teve como primeiro vencedor Nick Faldo. Em 2005, foi criado o programa Keep Walking Club com o objetivo de estabelecer um processo de relacionamento com os consumidores, aumentando a lealdade com a marca e sua frequência de consumo. O resto da história é o sucesso de uma marca que se espalhou pelo mundo, valendo-se da experiência de quase dois séculos de visão e progresso para criar uísques da mais alta qualidade consumidos nos ambientes mais sofisticados e descolados do planeta.


A embalagem dos uísques JOHNNIE WALKER é um dos componentes mais importantes da marca. Porém um produto com mais de 150 anos não poderia mantê-la sem modificações por tanto tempo, e para solucionar esse problema marca está sempre lançando embalagens promocionais, além dos modelos tradicionais. Em meados de 2009, como parte de uma reestruturação, a empresa proprietária da marca JOHNNIE WALKER, a britânica Diageo, anunciou que até o final de 2012 pretende cessar a produção de uísques na histórica destilaria de Kilmarnock, maior empregadora da pequena cidade escocesa. Em um primeiro momento a produção seria transferida para as destilarias de Leven, Fife e Shieldhall.


A linha do tempo
1909
Quando George e Alexander Walker perceberam a oportunidade de desenvolver uma marca global no início do século XX, foi criado JOHNNIE WALKER RED LABEL, um uísque destilado 8 anos e antes conhecido como Very Special Old Highland Whisky, que possuía uma seleção inigualável de maltes em sua composição, garantindo assim sua superioridade. Eram mais de 35 tipos maltes, tendo como principal o Cardhu, reconhecido malte das Terras Altas da Escócia (Highlands).
Criação também do JOHNNIE WALKER BLACK LABEL (um uísque destilado 12 anos e antes conhecido como Extra Special Old Highland Whisky), muito em virtude da demanda, no mercado internacional, por uísques com características mais suaves. Foi o primeiro a carregar a afirmação de 12 anos no seu rótulo, pois os mais de 40 maltes utilizados em composição eram, e ainda são envelhecidos por, no mínimo, 12 anos. Em 1920, já era distribuído em mais de 120 países, alcançando uma qualidade inigualável.
1920
Criação do uísque JOHNNIE WALKER GOLD LABEL, envelhecido 18 anos, para celebrar o centenário da destilaria criada John Walker. Esse uísque inicialmente era dado apenas aos principais executivos da empresa. Esse uísque seria lançado no mercado somente em 1995. A presença de Cardhu lhe atribui sabores fortes, ainda que suaves, de malte e carvalho. Uísques extras maduros de grãos proporcionam um pouco do longo sabor adocicado, enquanto que o Clynelish das Highlands do norte é responsável pela incomum cremosidade aromática. O final é multidimensional e agradavelmente longo. Recentemente, em 2008, o uísque teve sua embalagem inteiramente reformulada. A mudança mais marcante está na garrafa, que substitui o tradicional modelo de vidro âmbar: agora ela é translúcida, com formas angulares e uma base mais alta, que serve como um pedestal, com ares de cristal. O dourado do rótulo está mais claro e brilhante para destacar a coloração dourada do uísque. O tradicional ícone da marca, o “striding man” (o andarilho) agora é impresso em serigrafia diretamente no vidro. A caixa de papel cartão que envolve a garrafa de 750 ml ganhou um tom dourado vibrante, e na parte de trás da embalagem, há um pouco da história do uísque.
1932
Com a intenção de a garrafa acompanhar o movimento do mar nas viagens de navio, Alexander Walker II criou o blend JOHNNIE WALKER SWING (envelhecido 15 anos), inspirado na receita do tradicional Johnnie Walker Black Label.
1991
Lançamento do JOHNNIE WALKER PREMIER, um raro blend de suas reservas mais estimadas de maltes envelhecidos, alguns dos quais provenientes de destilarias que não produzem mais e, portanto, não podem ser substituídos.
1992
Lançamento do uísque JOHNNIE WALKER BLUE LABEL (feito a partir de uísques raros e envelhecido 21 anos em barris de carvalho). Este excepcional uísque foi criado pelo Mestre Destilador, Jim Beveridge, que continuou a tradição de inigualável comprometimento para fazer os melhores uísques do mundo. Com acesso às mais valiosas e preciosas reservas de uísques, os guardiões do legado de John Walker conseguiram criar este blend excepcional. Esse uísque se tornou o preferido do ex-presidente americano Richard Nixon, um notório apreciador da bebida escocesa.
1997
Lançamento do uísque JOHNNIE WALKER GREEN LABEL (puro malte e envelhecido 15 anos). Quatro maltes característicos proporcionam as principais influências do sabor deste uísque. TALISKER traz a força e profundidade de caráter; CAOL ILA contribui com mistério e intensidade; CRAGGANMORE dá uma qualidade de malte adocicado; enquanto LINKWOOD adiciona um toque final de requinte.
2007
Lançamento do JOHNNIE WALKER RED LABEL & COLA, bebida pronta para o consumo, em lata ou garrafa, que mistura o uísque RED LABEL com um refrigerante similar à Coca-Cola.
2008
Lançamento de uma série comemorativa de seu uísque mais exclusivo, o BLUE LABEL. A edição especial, batizada de KING GEORGE V, utiliza maltes especiais, alguns com mais de 70 anos. Apenas 25 garrafas do destilado chegaram ao Brasil, pelo preço de R$ 1.500.
2009
Lançamento, em apenas alguns mercados selecionados, do THE JOHN WALKER, mais novo integrante da família BLUE LABEL, produzido a partir de um pequeno número de uísques raros de destilarias que operavam na época em que John Walker estava vivo. Cada lote produzido preenche apenas 333 decanters de cristal Baccarat numerados individualmente. Com um gargalo de ouro 24K e tampa de cristal, o decanter vem acondicionado em uma caixa de madeira laqueada, com 11 camadas, forrada de couro e polida à mão. A embalagem, inclusive, leva 60 horas para ficar pronta. No Brasil o raro uísque chegou a ser comercializado ao preço de R$ 9.900.
2010
Lançamento do JOHNNIE WALKER DOUBLE BLACK, um uísque sem idade, produzido artesanalmente, em pequenos lotes e oriundo da combinação de maltes exclusivos e envelhecidos em barris de carvalho. De sabor defumado e aroma trufado intenso, esse uísque foi disponibilizado inicialmente em edição limitada em alguns dos mais importantes aeroportos do mundo. Fez tanto sucesso que no ano seguinte foi lançado em vários mercados mundiais como edição limitada.
2011
Lançamento do JOHNNIE WALKER PLATINUM, um blend de single malte e grain uísques maturados por no mínimo 18 anos, especialmente desenvolvido para o mercado asiático.


Uma jóia rara
Johnnie Walker Blue Label Baccarat é o resultado de uma parceria histórica entre a mais tradicional Cristaleria do mundo e a mais renomada família produtora de uísque. Nessa edição especial e limitada, o exuberante BLUE LABEL se apresenta em um decanter Baccarat, com design que remete ao frasco de um perfume. Assim como um frasco de perfume reúne as notas mais marcantes de uma fragrância, este uísque é uma versão especial da bebida, mais intensa e concentrada. O design exclusivo Baccarat possui características que ressaltam o sabor do uísque. Essa preciosa garrafa vem em uma caixa de couro azul, com um livro que conta as origens do BLUE LABEL. Na sua composição, o Master Blend misturou os maltes mais raros e de características mais marcantes da Escócia. Não existe um número exato de maltes e nem idade mínima de envelhecimento. Com edição mundial limitada à apenas 4 mil unidades o produto é vendido hoje pelo valor de R$ 10.000. A preciosidade foi lançada no Brasil em novembro de 2005.


O andarilho
O famoso ícone da marca JOHNNIE WALKER, chamado de Striding Man, ou andarilho, foi criado em 1908, na mesa de um restaurante. George e Alexander II, netos de John Walker, saíram para almoçar com um talentoso cartunista chamado Tom Browne, pedindo a ele que criasse um símbolo para representar a marca. No verso do cardápio do restaurante o cartunista esboçou o Striding Man, que acabou sendo utilizado em anúncios natalinos já naquele mesmo ano. A tradicional figura, com chapéu de pele de castor, túnica vermelha, calça branca botas de montaria, e monóculo inquisitor, representava com elegância o progresso, pioneirismo e a saga da família Walker.


O símbolo foi redesenhado através dos anos por uma sucessão de grandes artistas plásticos, entre os quais, Basil Partridge, Leo Cheney, Clive Upton e Michael Peters. Sua roupa foi alterada ocasionalmente, mas nunca perdeu o conceito de “continuar andando”, se tornando um dos símbolos publicitários mais reconhecidos no mundo e um verdadeiro ícone da indústria de bebidas alcoólicas. O ícone da marca ganhou sua última reformulação visual acentuada no ano de 2005, quando JOHNNIE WALKER apresentou suas novas garrafas e rótulos. A principal diferença entre o desenho original e o atual foi a alteração no sentido da caminhada. Para reforçar a idéia de “Keep walking” e progresso, a direção foi invertida, acompanhando o sentido de leitura ocidental: da esquerda para a direita. Além desse elemento gráfico dominante, a garrafa quadrada e o rótulo inclinado sempre deram caráter próprio às embalagens de JOHNNIE WALKER.


Mais recentemente a marca adotou a cor amarela para seu logotipo, que passou a utilizar seu ícone no lado direto e não mais ao centro, como era de costume.


Além disso, em 2008, a JOHNNIE WALKER lançou uma campanha global para comemorar os 100 anos de criação de seu ícone. A história traçada pelo próprio John Walker, fundador da marca JOHNNIE WALKER, foi o ponto de partida para a criação do comercial “Strides”. Com direção de Rob Sanders e aproximadamente 150 pessoas envolvidas, o comercial foi filmado durante seis dias na Hungria e na Noruega, enquanto a edição e a finalização aconteceram em Nova Iorque e Londres. O filme, criado pela agência BBH de Londres, tem início com o fundador da empresa empurrando um barril de uísque, ação seguida por cenas que ilustram a evolução da humanidade nos últimos cem anos. Clique no ícone abaixo para assistir ao espetacular filme.

 

Campanhas que fizeram história
O encontro entre o Striding Man e o conceito Keep Walking aconteceu em 1999. Peter Dee, uma equipe da Diageo e da agência de publicidade BBH, tinham como desafio unificar e construir uma marca global única, pois a comunicação era descentralizada até então. Na época, mais de 30 diferentes campanhas anunciavam o produto em todo o mundo. O Brasil foi um dos quatro países líderes na criação da campanha, que partiu da idéia de que JOHNNIE WALKER poderia inspirar o progresso pessoal. A equipe criativa conectou a história da marca, do Striding Man, com o reconhecimento de que todo homem quer progredir, resumido no insight “Keep Walking”. A marca efetuou então sua primeira ação publicitária global com custo inicial de US$ 150 milhões. O conceito da campanha era simples, “continue andando”, que representava o progresso e pioneirismo dos produtores da marca. Uma nova fase da campanha com o conceito “Eu não sou o futuro. Você é”, mostrava um robô que falava diretamente com o telespectador. Ele se dizia mais forte, mais rápido e afirmava que com certeza iria durar muito mais tempo. Apesar disso, falava que se pudesse desejar algo, desejaria ser humano. Clique no ícone abaixo para assistir.

 

O filme tem grande apelo emocional, porque toca na questão da imortalidade. O personagem afirma que enquanto ele só precisa evitar desgastes para ser imortal, o homem tem que fazer algo notável para tornar-se eterno. Atualmente, uma das campanhas publicitárias mais bem sucedidas do mundo, está presente em mais de 120 países ao redor do mundo.


Em um vídeo institucional sensacional a empresa conta de forma lúdica a história da marca JOHNNIE WALKER. Clique no ícone abaixo para assistir.

 

Os slogans
Keep Walking! (2000)
Taste life. (Red Label, 1996)
Born 1820 - still going strong. (1908)


Dados corporativos
● Origem: Escócia
● Fundação: 1820
● Fundador: Johnnie Walker
● Sede mundial: Londres, Inglaterra
● Proprietário da marca: Diageo plc.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Franz Humer
● CEO: Paul Walsh
● Faturamento: US$ 3.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Valor da marca: US$ 3.842 bilhões (2011)
● Destilarias: 28
● Presença global: 200 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Estados Unidos, Grécia e Brasil
● Segmento: Bebidas Alcoólicas (uísque)
● Principais produtos: Red Label, Black Label, Gold Label e Blue Label
● Concorrentes diretos: Ballantine’s, Grant’s, Chivas, Buchanan’s e J&B
● Ícones: As garrafas quadradas e o homem andarilho
● Slogan: Keep Walking.
● Website: www.johnniewalker.com

O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca JOHNNIE WALKER está avaliada em US$ 3.842 bilhões, ocupando a posição de número 88 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.

A marca no mundo
Atualmente a JOHNNIE WALKER possui 28 destilarias espalhadas pela Escócia, vendendo mais de 160 milhões de garrafas (equivalente a seis garrafas por segundo) por ano em mais de 200 países ao redor do mundo. A cada segundo são consumidas cinco garrafas de JOHNNIE WALKER ao redor do mundo. É estimado que a marca JOHNNIE WALKER fature aproximadamente US$ 3.5 bilhões todos os anos com a venda de seus uísques.

Você sabia?
O RED LABEL é o uísque mais consumido e conhecido do mundo, tendo o Brasil como quarto principal mercado global para a marca, atrás somente dos Estados Unidos, das lojas do Freeshop e da Grécia. Tem uma fatia de 49.4% no segmento standard (oito anos), segundo o Instituto de Pesquisas Nielsen.
Atualmente o Master Blender da JOHNNIE WALKER é Jim Beveridge, responsável por provar e aprovar as misturas de maltes da empresa. Já o embaixador mundial da marca é Jonathan Driver.
A JOHNNIE WALKER possui um contrato de patrocínio com a equipe de F1 McLaren no valor de US$ 100 milhões por um período de 5 anos.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

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